sexta-feira, 31 de março de 2017

Tecnologias: Isso serve para fazer a guerra
As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Com o raciocínio o homem obteve e vem obtendo  grandes avanços e contribuições. Tecnologia é poder. Na idade da pedra os homens garantiam sua sobrevivência pelas engenhosidades, tudo a seu favor. A agua, o fogo, um pedaço de pau era usado para matar ou afugentar animais. Com o tempo, novas habilidades foram adquiridas, até chegar em equipamentos mais potentes, como armamentos bélicos. Com essa posse de equipamentos potentes abriram espaços para uma disputa territorial e domínio cultural. Um momento revolucionário, quando grupos primitivos deixam de usar machados, lanças e artefatos antigos. Com o uso de inovações tecnológicas, o homem busca sempre novas idéias e continuar evoluído e cada vez mais buscar riquezas. Mas é imprescindível ressaltar que com o inicio da era tecnológica, tivemos bons e maus resultados. O mal é por ter iniciado futuramente guerras insanas no século XX. E a boa noticia é que com a Guerra Fria, muitos equipamentos, serviços e processos foram descobertos com a tensão que existiu entre EUA e UE pela ameaça.

Conhecimento, Poder e Tecnologias
Informações veiculadas em jornal, revistas, meios midiáticos em geral não mostram totalidades dos assuntos divulgados, todavia não podemos desconsiderar tal notícia como isenta. Cada veículo de comunicação apresenta determinado fato diferente dos outros. Um exemplo de notícia é o aumento de impostos, que pode ser criticado por jornais de grande circulação e que têm grande apoio de seus leitores, e o outro que é apoiado pelo governo, pois trata o assunto como uma oportunidade de obtenção de verbas. O mudo desenvolvido e rico é o espaço onde mais possuem tecnologias e uma boa economia, possuem a “senha do acesso” para a nova realidade tecnológica. Infelizmente, os países subdesenvolvidos não tem o acesso que todos  esperam, já que não há tantas condições para investimentos, o que acaba sendo excluídos e ficando para trás no quesito de avanço.
Educação, Poder e Tecnologias.

A educação é o principal meio para ter o conhecimento e o aprendizado. Desde pequena a criança é educada pelos pais, onde adquire bom comportamento, hábitos, atitudes, criação de sua personalidade e valores para a identificação de sua identidade social. Da mesma forma, a escola exerce seu poder em relação aos conhecimentos e o uso da tecnologia. A escola é o berço onde a população coleta todas as informações uteis em seu dia a dia, todo o ensinamento descrito é designado totalmente pelo governo. Temos assim uma forma padrão de ensinamento que se  aplica a toda a sociedade, sendo assim deixamos nas mãos dos profissionais da educação e de seus recursos tecnológicos os verdadeiros saberes que precisamos propagar em nosso meio.

4 – Evolução das tecnologias
A tecnologia existe desde a existência do homem, pois a mesma não se resume apenas evolução de maquinas, e sim se inclui até da invenção da roda, podemos assim entender que a maior evolução da tecnologia surge com o raciocino do homem, quando o mesmo começa a se diferenciar com seus pensamentos e atitudes, perante as demais formas de vida. Criando várias formas de obtenção de energia, obras, meios de transportes, etc. A evolução social do homem se “mistura” com a evolução da tecnologia, pois é onde o mesmo se destaca e se diferencia em cada época presenciada na evolução humana. Atualmente ao surgir um novo tipo de sociedade tecnológica temos um certo receio sobre essa evolução, pois levamos em consideração que isso pode vir a interferir no futuro de trabalhadores “braçais” quando na verdade precisamos pensar na maneira que essa tecnologia pode vir a nos fortalecer dia a dia, buscando sempre melhoria dentro de nossa sociedade.

5- Tecnologias não são só “maquinas”
 Temos uma opinião formada sobre tecnologia, onde colocamos em nossas cabeças que isso trata-se apenas de maquinas, quando na verdade precisamos levar em consideração que toda e qualquer forma de evolução que seja de procedência humana temos que considerar uma tecnologia, temos o exemplo básico das próteses que utilizamos hoje e dia como óculo e dentadura. A linguagem que utilizamos trata-se de uma tecnologia, pois foi devido ao raciocino do homem que conseguimos nos comunicar por meio de diversas linguagens e ainda sinais, no caso dos portadores de alguma deficiência.

6-Conceitos de tecnologia
 Devido ao alto índice de evolução da tecnologia em nosso cotidiano, podemos afirmar que estamos vivendo sim e plena “sociedade tecnológica”, se levarmos em conta filmes de ficção cientifica podemos criar em nossas mentes uma visão de que tudo que for criado a partir de agora será para criação de maquinas mortíferas e totalmente nocivas a raça humana, isso levando em consideração somente a ficção. Porém se nos deixarmos levar por esse falho argumento temos a impressão de que não podemos ir a favor de tal progresso, por medo do amanhã (incorreto pensamento). Possuímos tecnologias ao nosso redor que às vezes nem percebemos que estamos presos e rodeados constantemente pelo desenvolvimento. Lidar com as tecnologias e saber utilizar de maneira a colaborar contigo mesmo, desenvolver métodos de aprimoração dessas tecnologias, é chamado de técnica. Quando falamos em tecnologia, logo nos vem à cabeça aparelhos eletrônicos e de telecomunicações, porém isso se leva em conta, pois são as que mais se desenvolvem dentre as evoluções constantes do homem, que podemos incluir que seu espaço se engloba na ação virtual e a principal utilização “foco” é a informação. Porém não podemos deixar de levar em consideração todas as constantes evoluções que possuímos, como a ciência a medicina inclusive as altas performances veiculares, enfim não nos vemos mais em nosso dia a dia sem estarmos rodeados de tecnologias e inovações.

Acadêmicos - Johny Barbosa RGM 062.329
                       Monalisa Carvalho RGM 062.292


Nenhum comentário:

Postar um comentário