Marineia Fernandes Barbosa – RGM 082.243 – Ciência Contábeis
O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS
As tecnologias surgiram da engenhosidade humana, são aplicadas nas mais diversas áreas e permanecem em constante processo de evolução. Foram criadas como garantia de sobrevivência, através de invenções e aperfeiçoamento dos métodos e elementos naturais que o homem primitivo utilizava como armas para sua defesa. Nossos ancestrais tiveram que inovar os recursos e as estratégias para realizar suas conquistas, isso provocou novas sensações e ambições. Novas tecnologias surgiram através dos tempos e evoluíram junto com a raça humana.
As guerras fazem parte da nossa história e, ironicamente, na mesma proporção com que nos tirou vidas humanas, nos proporcionou a evoluir nos trouxe muitas perspectivas. Muitas tecnologias foram alavancadas e aprimoradas em função das disputas territoriais, econômicas e etc... trouxeram inovações que nos favorecem até hoje, seja na área da saúde, do trabalho, da escola, entre outras.
Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias sempre estiveram presentes nas relações sociais. Sem o correto conhecimento, seremos manipulados o tempo todo, pois as informações chegam até nós com diversas versões e pontos de vista, cabendo a nós decidirmos relevá-las ou não. A educação também é uma arma poderosa de articulação, já que somos moldados de acordo com o nosso meio cultural, onde o governo vigente controla os recursos e conteúdos disponibilizados. Por outro lado, as inovações tecnológicas promoveram a interação e o acesso à informação em nível mundial, facilitando a globalização, elucidando e mudando conceitos. As novas tecnologias predominam e quem não conseguir acompanhar seu desenvolvimento, será marginalizado. A educação acompanha esse processo evolutivo e cabe a ela nos orientar. Existe realmente um elo entre conhecimento, educação, poder e tecnologia, afinal, como conquistar um sem o outro?
As tecnologias se instalaram e se fizeram necessárias, pois, apesar dos inconvenientes causados pelos processos de adaptação, exclusão ou inclusão das massas, existe hoje o que chamamos de sociedade tecnológica, que nos garante o acesso a água tratada, eletricidade, comunicação, informação, equipamentos, recursos profissionais e pessoais, entre outros confortos. Facilitam tanto a nossa vida, que não conseguimos nos imaginar sem eles. Outra ironia, porque isso vai de encontro ao fato de que estamos diminuindo a nossa capacidade mental, social e física. Somos seres funcionais, fomos feitos para pensar, nos movimentar e interagir com as pessoas. Sem isso, adoecemos.
A tecnologia foi tema de muitas obras fictícias, todas incrementadas com robôs, inteligência artificial e outros artifícios que ameaçam dominar a humanidade. Tudo fruto da imaginação criativa do homem, pois a tecnologia não se resume a isso, ela está em todo lugar, faz parte da nossa rotina. Ela nos permite a informação, comunicação, lazer e acessórios que foram criados para o nosso benefício e precisamos deles no nosso dia a dia. Apesar de restringirmos o termo tecnologia as máquinas, ele engloba tudo o que foi criado e vem sendo aprimorado pelo homem em todas as épocas e em todas as áreas. Exemplos disso são as próteses humanas, óculos, aparelhos auditivos, medicamentos, materiais escolares, etc. Não podemos deixar de citar a linguagem, crucial em nossas vidas e outro exemplo de tecnologia que não está ligada diretamente a máquinas, ela foi criada pelo homem para facilitar a nossa comunicação, foi disseminada, ampliada, diversificada e permanece em constante evolução.
Como tudo na vida, a tecnologia é algo que precisamos dominar, o que não podemos é ser dominados por ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário