sexta-feira, 31 de março de 2017

Tecnologia é poder

As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. O homem por ser uma raça tão inteligente e inquieta usou o seu raciocínio em um processo de crescente inovação. O conhecimento que foi colocado em prática deu origem a diferentes equipamentos, instrumentos, enfim várias tecnologias. E o domínio de determinada tecnologia que distinguem os seres humanos .
O homem conseguia dominar o uso de elementos como água, fogo, um pedaço de pau e usavam isso para se defender, matar, dominar outros animais e outros homens. Com o passar do tempo as tecnologias foram sendo criadas para o ataque e dominação. Surgiram os exércitos que dominaram os povos com menos recursos e conhecimento. O homem consegue ser genial e ao mesmo tempo tão maldoso, o poder da tecnologia talvez seja um dos mais importantes para a humanidade.
Conhecimento, poder e tecnologia estão presente em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais. Sites de notícias, jornais impressos e emissoras de TV tem uma parcialidade com vários assuntos, colocam notícias de acordo com os seus interesses e necessidades. Se querem uma situação fazem campanhas, noticiam fatos com uma parte verdadeira, mas sempre distorcendo e colocando a sua opinião e a sua intenção futura, mesmo que seja subliminarmente.
As grandes corporações estão mais poderosas que vários países, pois detém tecnologias que colocam os governantes em posição de atender as suas exigências, e com isso ficam ainda mais poderosas, tanto tecnologicamente quanto financeiramente.
A educação também é um mecanismo importante de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologia.  Desde pequena a criança é educada em um meio cultural familiar, adquirindo hábitos, atitudes, valores que definem quem ela é. A influência familiar é muito forte para uma criança, levará esses ensinamentos para a vida toda. Mas somente a família não é tudo para a identidade da criança, a escola também tem um papel importantíssimo na identidade infantil. O governo, junto com as intituições de ensino, para direcionarem um certo objetivo, podem manipular as informações que são ensinadas aos seus alunos             e influenciarem os pequenos em suas futuras ideologias quando mais velhos.
Mas tecnologias são ruins, a reposta é lógica: não. Vivemos em uma tenologia, usamos tecnologia, comemos tecnologia, dormimos em tecnologia, sinceramente não me vejo vivendo em mundo sem tenologias (até porque sem tecnologias viveríamos, quem sabe em cavernas). Lembro quando meu pai contava suas histórias da época em que ele vivia em fazendas, tinham as suas tecnologias, eram acostumados a elas, não vivia sem elas. Hoje são outras tecnologias, fazem nosso dia a dia ser mais ágil e dinâmico, mas daqui a pouco tempo elas serão obsoletas, virão novidades para mudar a vida da humanidade avanços que ainda nem imaginamos, ou imaginamos?

José Aparecido M. Nogueira

082.271

Nenhum comentário:

Postar um comentário