sexta-feira, 31 de março de 2017

Resenha do 1º capítulo de "Educação e Tecnologias- O novo ritmo da informação."

     Foi a criatividade humana que deu origem as várias tecnologias que já existiram e ainda existem, o homem vem garantindo crescentes inovações, porque tem dominado determinadas informações e graças a isso conseguiu sobreviver durante a Idade da Pedra.
     Porém, o homem não usou dessas informações e tecnologias somente para fazer o bem e ajudar, mas para subjugar outros povos por meio de guerras, para ampliarem seus domínios e riquezas. Um fato marcante foi durante a Guerra Fria impulsionou a ciência e a tecnologia de forma jamais vista. Como prova do avanço científico está a corrida espacial, a partir desse fato tivemos inovações que facilitam nossas vidas até hoje como o forno microondas e o computador, tivemos também sistemas práticos para ajudar a cuidar da saúde das pessoas que vem sendo cada vez mais aperfeiçoados como o marca-passos. 
     Conhecimento, poder e tecnologia estão presentes  em todos os tipos de relações, esse vínculo só vem ampliando e facilitou a globalização. As grandes corporações transnacionais, por dominarem a tecnologia acabam separando em ricos e pobres, são ricos os povos que possuem melhores tecnologias e pobres os que não possuem ou não a dominam. As crianças já são educadas em alguns meios culturais interagindo por meio de tecnologias digitais como por exemplo, tabletes e celulares, diferente de crianças de culturas ou povos mais carentes.
     Enfim, sabemos que a tecnologia pode ser algo bom mas, para quem sabe usá-la. E pode ser ruim, prejudicando muitos, sendo dominada por pessoas que não tem vontade alguma de ajudar o próximo, mas fora isso de modo geral a tecnologia tem muito o que  nos favorecer e ajudar, até porque facilita muito nosso dia a dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário