sexta-feira, 31 de março de 2017
Resenha do primeiro capítulo de "Educação e tecnologias - o novo ritmo da informação"
O primeiro capítulo de "Educação e tecnologias" apresenta a tecnologia não apenas como máquinas e internet, mas como tudo aquilo que o ser humano criou desde que ele existe, para que possa sobreviver e viver melhor. É impressionante como isso muda a maneira de pensar e de ver o mundo. Ele mostra como a tecnologia está infiltrada em tudo o que as pessoas utilizam no cotidiano, desde óculos, roupas, caneta, até computadores e televisões.
O texto mostra como coisas simples que aprende-se desde bebê, como por exemplo se comunicar, também são classificadas como tecnologias, pois melhoram a qualidade de vida de cada pessoa. É realmente sensacional como ele apresenta as tecnologias, contando desde os primórdios como a espécie humana foi originando novas tecnologias com o passar do tempo, raciocinando, inovando conforme as necessidades, gerando uma vida com maior conforto, como se vê nos dias atuais. Com o passar do tempo o homem desejou cada vez mais o conhecimento sobre as tecnologias, pois viu que com elas, ele tem maior domínio e isso o diferencia de outras espécies. Até hoje grandes potências permanecem na busca por maior domínio, vivem investindo em inovações, equipamentos etc.
A educação é citada como um mecanismo poderoso da tecnologia, pois ela forma as futuras gerações. Cada pessoa é educada de uma maneira, com uma cultura. O comportamento de cada uma é resultado da educação que foi dada. A escola tem grande influência nisso pois é quem passa o conhecimento e o uso de tecnologias.
Hoje em dia as pessoas estão acostumadas com o conforto que as tecnologias proporcionam. O texto diz porém que a capacidade natural de cada ser humano acaba sendo afetada, pois as pessoas se acomodam. Apesar disso, ele também diz que as descobertas e criações humanas contribuíram para o crescimento e desenvolvimento cultural da espécie humana, o que de fato ocorre, pois sem as tecnologias o mundo não teria se desenvolvido e chegado onde chegou. As tecnologias vivem em constante transformação e ajudam cada ser humano a construir sua vida, aprender, ensinar, enfim, a viver mais e melhor.
Alunas: Inaê Xavier e Ana Jéssica, curso de ciências contábeis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário