quinta-feira, 30 de março de 2017

Resenha do Capítulo I do livro Educação e Tecnologias, de Vani Kenski

   As tecnologias existem desde os primórdios da humanidade e vem sendo evoluídas desde então, porém, ultimamente estão sendo usadas para a dominação. Muitas invenções foram criadas para o bem, mas foram consequências de experimentos maiores com outras intenções. A autora aborda muito bem o mau uso das tecnologias, como elas foram usadas pelas nações para destruir outras e criar guerras.
   Conhecimento, poder e as tecnologias estão fortemente ligadas. Conhecimento pode ser obtido através de vários veículos de informação, porém essa informação acaba envolvendo opinião pessoal do autor e não sendo imparcial. Com o avanço da tecnologia, acaba sendo feita um divisão: países que possuem grande conhecimento das tecnologias são ricos e desenvolvidos, excluindo assim os que não possuem tanto conhecimento assim. Realmente, ter o domínio de tecnologias mais avançadas implica em ter mais poder, porém é preciso saber usar com sabedoria.
   A educação também tem um vínculo com poder e tecnologia. Desde pequena, a criança é criada de forma a se comportar do jeito que lhe é ensinada graças ao poder educacional da família. Na escola também existe esse poder, o poder de formação, que se aplica a todas as pessoas e é dado através do uso de tecnologias para que os alunos aprendam. O uso de novas tecnologias nas escolas pode ser muito proveitoso para quem souber usá-las e não perde o foco na educação em si.
   O corpo humano pode ser considerado a mais evoluída das tecnologias, principalmente pela forma de raciocinar. Desde o início da história da humanidade o uso de tecnologias se faz presente e é essencial para o desenvolvimento da espécie humana, desde o domínio do uso do fogo à tecnologias mais atuais, como a internet. Nesse trecho, a autora ressalta a importância da vida em sociedade, o que é verdade. Se desde o princípio o ser humano vivesse isolado um do outro, essa evolução seria bem mais lenta, senão inexistente.
   Tecnologia não está limitada somente a máquinas, envolve muito mais coisas como próteses, que melhoram o bem estar, são consideradas tecnologias e não são máquinas, ou mais além, a linguagem, usada para comunicação, considerada tecnologia e não está relacionada a máquinas. Quando se fala em tecnologia, logo vem à cabeça máquinas, eletrônicos e informática e a autora exemplifica bem outros tipos de tecnologias que quebram esse esteriótipo.
   Outro esteriótipo que existe é que as tecnologias estão invadindo nosso cotidiano e em muitos filmes de ficção são retratados robôs extremamente evoluídos dominando a raça humana. Isso causa um certo medo nas pessoas, medo de "ser dominados pela tecnologia". "Ao conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos de 'tecnologia'". Nesse trecho, a autora enfatiza que tecnologia não é só máquina, e que muitas vezes as pessoas confundem o conceito de tecnologia com o conceito de inovação.

Leonardo Taira 062.307

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