Keniski, Vani M. O que são tecnologias e por que elas são essenciais. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. Edição 2º. Papirus editora p. 15 à 25.
Quando se fala em tecnologia, o homem sempre se coloca envolto em máquinas e muitas parafernálias eletrônicas, mas é muito, muito mais que isso. Desmistificando os filmes de ficção a autora mostra que desde o início da civilização o homem conseguiu sobreviver graças ao uso da tecnologia: o fogo, a roupa, os utensílios domésticos, a roda e até mesmo a linguagem que não se apresenta em forma de maquinas e equipamentos, ela é especificas capaz de promover interações entre grupos e é característica de identidade e cultura de um povo.
Pontuando a evolução o homem se mistura com a tecnologia empregada em sua época e quanto mais ele se adapta e as conhecem mais detém o poder.
Poder este capaz de influenciar pessoa e pensamentos, como as informações de jornais, revistas, noticiários, livros que não são totalmente isentos e imparciais, o autor sempre apresenta sua visão dos fatos.
A escola faz parte desse mecanismo de poder, pois é a elas que as pessoas recorrem em momentos de mudanças velozes procurando conhecimentos que resultem em melhor qualidade de vida. A educação escolar aliada ao poder público definem e o organizam conteúdos socialmente válidos, portanto definem profissões e aprofundamento em determinadas área do saber.
Os conhecimentos adquiridos e colocados em prática, dão formas a diferentes equipamentos, ferramentas e utensílios, assim como o domínio dessa tecnologia dão ao homem poder e para mantê- lo ele cria mecanismo de defesa, de ataque e dominação. Quanto mais equipamentos de destruição, mais temido o homem ou país é, portanto, tecnologia além de trazer conhecimentos, conforto, integração, sobrevivência, influência, também faz guerras, para garantir a supremacia do poder.
Enfim, se o homem sobreviveu até hoje devido a tecnologia, esta por sua vez sobrevive graças ao cérebro humano, a maior e mais completa máquina tecnológica ao dispor do homem.
Isabel Cristina Rezende RGM 062.338
Nenhum comentário:
Postar um comentário