sexta-feira, 31 de março de 2017
Educação e tecnologia
Este é um livro onde apresenta um tema atual: Educação e Tecnologias.
Vani Moreira Kenski, explicou as tecnologias e sua inovações de modo que todos seus leitores pudessem entender as informações ditas de forma esclarecida, independente de seu conhecimento a tecnologia e usos em educação.
Ao longo do capitulo 1, estabeleceu vínculos entre os avanços tecnológicos e sua importância, e também como facilitou muito no passado em guerras, e até hoje se faz presente em nosso meio, e aumentando seus avanços tecnológicos
Tecnologias: isso serve para fazer a guerra.
Devido aos avanços tecnológicos as pessoas se tornaram mais competitivas, pensando somente em seus ganhos e domínios, e muita das vezes esquecendo aqueles que estão ao seu redor.
As novas e modernas tecnologias, acabaram criando divisão social, na economia, na cultura, na sociedade. Gerando os “excluídos”, ou seja, aqueles que não conseguem ter acesso as novas realidades tecnológicas e os “incluídos” que acompanham o movimento tecnológico e se adaptam a essa atualidade, já não se tem importância o local de moradia, mas o tipo de realidade tecnológica.
A educação é adquirida desde a infância em seu meio cultural familiar, seu modo de se vestir, falar e se comportar é resultado do poder educacional familiar e ambiente onde vive. A escola também exerce seu poder em relação aos conhecimentos adquiridos, a aprendizagem e ao uso dos avanços tecnológicos a sua disposição.
Evolução tecnologias
As grandes potencias – sejam países ou grandes corporações multinacionais – preocupam – se em manter e ampliar seus poderes políticos e econômicos. Gastam grande parte de seus orçamentos na pesquisa de inovações que garantam a manutenção dessa supremacia. Em muitos casos, é na pesquisa e produção de novos armamentos e equipamentos militares que os órgãos de defesa dos países desenvolvidos descobrem (algumas vezes acidentalmente, mas não sempre) usos domésticos para os mesmos produtos.
Também é comum que o homem tenha medo de que as tecnologias fujam do seu controle devido aos filmes de ficção cientifica onde as maquinas fogem do seu controle. Mas acaba não notando que utiliza a as tecnologias de forma natural e quanto são benéficas a fim de não as reconhecê-las, o que se pode acontece e não se desenvolver técnicas necessárias para comandar a tecnologia.
Aluno: João Paulo RGM 082.256
Aluna: Edileusa Pinheiro Machado RGM 082.244
Resenha do Capitulo 1 do livro: Educação e Tecnologias de Vani Moreira Kenski
Aluna: Kamila Lomba
RGM: 062.340
Curso: Administração
Também é comum que o homem tenha medo de que as tecnologias fujam do seu controle devido aos filmes de ficção cientifica onde as maquinas fogem do seu controle. Mas acaba não notando que utiliza a as tecnologias de forma natural e quanto são benéficas a fim de não as reconhecê-las, o que se pode acontece e não se desenvolver técnicas necessárias para comandar a tecnologia.
Aluno: João Paulo RGM 082.256
Aluna: Edileusa Pinheiro Machado RGM 082.244
Resenha acerca de um trecho do capítulo I do livro ''Educação e Tecnologias; O Novo Ritmo da Informação'' de Vani Moreira Kenski.
Hoje a tecnologia auxilia em inúmeras áreas do conhecimento e pode se dizer que a clava foi a primeira inovação criada para suprir as necessidades de ataque e defesa na Idade da Pedra. Visto a eficiência do instrumento, a clava torna-se informação essencial para os viventes da época, pois a partir dela foi possível não apenas caçar para saciar a fome e sim ter vantagem sobre as variadas situações existentes no período.
Mais a frente nos parágrafos e no tempo, a autora vincula informação, conhecimento e poder explicando que informação, antes usada apenas para fins de sobrevivência, agora já é usada também para conquistar influência e cita a Guerra Fria como exemplo, onde a corrida espacial possibilitou alavancar a ciência e assim começa de fato a era da informação.
Em vários aspectos como o político, econômico e educacional quem nao detém da informação é dado como excluído porque no mundo desenvolvido os que não tem a senha de acesso para ingresso na nova realidade não é capaz de se ater ao movimento imposto pelo avanço tecnológico.
Resenha Cap. 01 - O que são Tecnologias?
A autora já começa no livro dizendo "É comum ouvirmos dizer que na atualidade, as tecnologias invadem o nosso cotidiano" e isso é verdade, ela já está incorporada na nossa vida contribuindo para a comunicação, os meios de transporte, inovações na área da saúde. Portanto, ela veio para ficar.
A origem delas se deu junto com a humanidade, segundo a Vani M. Kenshi, "Foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferentes tecnologias". Através do uso do raciocínio do homem, adquiriu-se o conhecimento que, por sua vez colocadas em prática ajudará a criar novos tipos de tecnologias. Desde seu surgimento, o domínio dela, assim como o domínio de informações diferenciará os seres humanos e ela ressalta ainda que "Tecnologia é Poder".
Com os conflitos das Guerras Mundiais e da Guerra Fria, originou-se diversas tecnologias, que apesar de terem sido usados para fins militar, hoje em dia ela faz parte de cada família, como por exemplo, o computador, relógio digital, dentre outros.
A revolução tecnologia ajudou na Globalização do mundo fazendo-o parecer pequeno e sua evolução possibilitou o bem-estar das pessoas, mas também agravamento na vida delas. A História que é ensinada nas escolas revela o desenvolvimento da humanidade através dela, mas de forma oculta, como a criação do Celular, meios se transporte.
O conhecimento, poder e as tecnologias como já foi dito está presente na história, a autora condiz que "As informações contidas em enciclopédias, livros, apresentam a visão dos seus autores ou editores, ou seja, essa informação de determinado assunto, se certo modo, não pode ser considerada isenta e imparcial".
Com o conhecimento, que pode ser considerado Poder e às inovações tecnológicas, ajudou na expansão da globalização e que desenvolveu diversos países. Apesar de ter sido benéfico para as pessoas, trouxe também fatores desagradáveis como a exclusão social.
Concluindo que com a educação o indivíduo se destacará perante os outros e segundo a autora Vani Moreira Kenski "As pessoas procuram na educação escolar a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida", a educação é Poder.
Acadêmicos:
Samuel Maximiliano RGM: 082.257
Josiane Carvalho Zimpel RGM: 082.224
RESENHA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
Educação e tecnologias; o novo ritmo da informação.
Keniski, Vani M. O que são tecnologias e por que elas são essenciais. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. Edição 2º. Papirus editora p. 15 à 25.
Quando se fala em tecnologia, o homem sempre se coloca envolto em máquinas e muitas parafernálias eletrônicas, mas é muito, muito mais que isso. Desmistificando os filmes de ficção a autora mostra que desde o início da civilização o homem conseguiu sobreviver graças ao uso da tecnologia: o fogo, a roupa, os utensílios domésticos, a roda e até mesmo a linguagem que não se apresenta em forma de maquinas e equipamentos, ela é especificas capaz de promover interações entre grupos e é característica de identidade e cultura de um povo.
Pontuando a evolução o homem se mistura com a tecnologia empregada em sua época e quanto mais ele se adapta e as conhecem mais detém o poder.
Poder este capaz de influenciar pessoa e pensamentos, como as informações de jornais, revistas, noticiários, livros que não são totalmente isentos e imparciais, o autor sempre apresenta sua visão dos fatos.
A escola faz parte desse mecanismo de poder, pois é a elas que as pessoas recorrem em momentos de mudanças velozes procurando conhecimentos que resultem em melhor qualidade de vida. A educação escolar aliada ao poder público definem e o organizam conteúdos socialmente válidos, portanto definem profissões e aprofundamento em determinadas área do saber.
Os conhecimentos adquiridos e colocados em prática, dão formas a diferentes equipamentos, ferramentas e utensílios, assim como o domínio dessa tecnologia dão ao homem poder e para mantê- lo ele cria mecanismo de defesa, de ataque e dominação. Quanto mais equipamentos de destruição, mais temido o homem ou país é, portanto, tecnologia além de trazer conhecimentos, conforto, integração, sobrevivência, influência, também faz guerras, para garantir a supremacia do poder.
Enfim, se o homem sobreviveu até hoje devido a tecnologia, esta por sua vez sobrevive graças ao cérebro humano, a maior e mais completa máquina tecnológica ao dispor do homem.
Isabel Cristina Rezende RGM 062.338