segunda-feira, 3 de abril de 2017

Quando realmente surgiu a tecnologia

   Quando  realmente surgiu a tecnologia ? Segundo a autora do livro, toda "tecnologia" é anterior ao surgimento dos hominídeos, entretanto com essa descoberta os seres humanos conseguiram se guiar por um caminho e atingir um objetivo em comum que era a sobrevivência da espécie. Esses pontos são citados por ela de como a tecnologia desenvolvida pelo homem vem crescendo, desde a pré-história até os dias atuais. Mas sempre existe um porém onde uma mente sempre pensa que "por que eu vou ficar aqui quando eu posso me expandir ?". E com isso guerras são iniciadas, com um fim territorial e competitivo para ver quem possui maior tecnologia.
    Entretanto esses avanços não ajudam apenas as indústrias bélicas, e sim todas as áreas envolvidas, desde a construção até hospitais de largas escalas, com a utilização de maquinários avançados que facilitam demais essas tarefas, sem contar em escolas que se adaptam ao mundo globalizado e informatizam os jovem alunos que ficam entretidos com as redes de internet que cria um mundo virtual.
   Como ser humano as tecnologias ampliam nossa memória, aumenta o bem-estar e fragilizam nossas capacidades humanas. Devido o conforto que a tecnologia proporciona, vamos pouco a pouco nos afastando de nossos antepassados.
      Na origem da espécie, o homem contava apenas com a capacidade de seu corpo, após alguns anos, deu-se um grande salto, com a evolução da espécie levando o humano a ficar ereto, permitindo o raciocínio e as mãos livres para criar, inventando e produzindo ferramentas e se adaptando ao meio ambiente. Técnicas de construção, utilização e aperfeiçoamento que foram sendo criadas, eram transmitidas e aperfeiçoadas pelas gerações seguintes.
      O avanço tecnológico é tão marcante, que contribui para identificação de períodos históricos, o que nos permite avançar científicamente para novas tecnologias.
       Tendo isso em mente, penso que fica cada vez mais evidente a influencia dessas tecnologias no comportamento humano. Na atualidade, por exemplo, os principais avanços tecnológicos que são os digitais como a comunicação, informação, alteram em muito no modo como vivemos, trabalhamos ou na forma como nos comunicamos uns com os outros.
       Tecnologia não é apenas equipamentos e aparelhos, vai muito além disso. Engloba a totalidade de coisas que o ser humano já conseguiu criar. Todas essas tecnologias contribui para que possamos viver mais e com qualidade.
       Existem também tecnologias que não são diretamente ligadas a aparelhos, como por exemplo a linguagem que pela raça humana foi ao longo do tempo sendo aperfeiçoada e dando origem aos diferentes idiomas existentes.
      Interessante como que muitas pessoas parecem ter medo da evolução das tecnologias, isso ocorre pela perspectiva negativa, o que só evidência uma resistência por parte de inúmeras pessoas em relação ao avanço e aplicação tecnológica.
       Se observarmos a nossa volta, já estamos imersos às tecnologias, e nem percebemos que essas tecnologias não são naturais. Continuamente à utilizamos em quase tudo o que fazemos diariamente, e este uso pode ser nomeado como "técnica", algumas são complexas, já outras são simples de aprender e executar, que também são passadas de geração para geração.
      O conceito de tecnologia é variado e contextual, pode acabar sendo confundido com "inovação". Tudo se transforma tão rápido que fica difícil identificar o que é novo e o que não é, no entanto, podemos identificar pela sua natureza e como se usa. Já as tecnologias atuais caracterizam-se por ir muito além de serem apenas máquinas ou aparelhos, seu principal espaço de ação já é virtual, levando a sua principal matéria-prima, a informação.

Alunos: Vanderson O. Timm RGM: 062.324
               Fernando Paulista Soles RGM: 062310

Nenhum comentário:

Postar um comentário